Instituto ACM

O Instituto Antonio Carlos Magalhães de Ação, Cidadania e Memória foi criado com a finalidade de preservar a memória do Senador Antonio Carlos Magalhães e dar continuidade ao seu legado executado em 55 anos de de vida pública.

Braço social da Rede Bahia, o Instituto ACM é uma organização social privada, sem fins lucrativos, destituída de vinculação político-partidária, que tem como direcionamento estratégico atuar na promoção da cultura contemporânea e no apoio a projetos de preservação do seu patrimônio cultural, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do estado da Bahia.

Além disso, apoiar e desenvolver ações e projetos de caráter social, cultural e educativo realizadas pelas demais empresas do grupo, assim, busca, através dos diversos elementos culturais da sua terra, transformar a sua realidade em prol da cidadania e do desenvolvimento do estado.

Missão

Mobilizar pessoas e organizações em prol da cidadania e do desenvolvimento do Estado da Bahia, tendo a cultura como elemento de transformação.

Visão

Ser referência no Estado da Bahia como um importante centro de incentivo à Cidadania e ao desenvolvimento, através da promoção da vanguarda cultural e preservação de suas matrizes .

Valores

Independência nas relações com o poder público; Desvinculação político-partidária; Respeito à diversidade, à democracia e à liberdade; Transparência institucional, administrativa e financeira.

Lançado em 2010

Em 3 de setembro de 2010 aconteceu o seu lançamento do Instituto ACM, tendo as portas abertas ao público em 29 de março de 2011, com uma linha de ação um pouco mais ampla do que atualmente. Através de parcerias com empresas, governos, organizações não-governamentais, instituições públicas e privadas, o IACM faz a implementação de programas e projetos por todo o Estado.

Feira da Sé

Além do nosso acervo, você também pode conferir um pedacinho do nosso projeto, a Feira da Sé, feira de rua oficial do Centro Histórico de Salvador que acontece desde 2018, na Praça da Sé. São bolsas, acessórios, itens de decoração, esculturas e até brinquedos infantis, todos itens produzidos por artistas baianos que estão à venda na nossa lojinha. A ação faz parte do nosso compromisso em fomentar a cultura contemporânea e o patrimônio histórico do estado da Bahia através da valorização dos artistas locais e pequenos empreendedores da área de Economia Criativa que priorizam o fazer artesanal, a identidade local e ações ambientalmente responsáveis, como a reutilização de materiais em seus processos de produção. Toda a renda obtida através das vendas de produtos da lojinha é revertida diretamente para os artesãos.