Projetos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Patrimônio Bahia

O Patrimônio Bahia é um programa de ações desenvolvido pelo Instituto ACM, com foco na valorização do patrimônio material e imaterial do estado da Bahia. As ações abrangem as áreas de Comunicação, Educação, Grandes Eventos e Tecnologia e Inovação.

Acreditamos no patrimônio enquanto um ser dinâmico, com vida própria, capaz de interagir, informar, criar conexões, trocar saberes, criar e produzir produtos e serviços, com gestão própria e autossustentável.  Pode ainda o patrimônio promover a conexão entre a gestão urbana, a gestão patrimonial e turística, acelerando o desenvolvimento territorial e do negócio.

O programa reúne ações de iniciativa do Instituto que serão implementadas em conjunto com uma rede de parceiros, como Museus, Universidades, ONGs, pesquisadores, historiadores, jornalistas, produtores, governos, iniciativa privada e comunidade em geral, e abraça também projetos desenvolvidos por parceiros, com foco na área patrimonial.

Desta forma, o Instituto capitaneia um importante processo de criação de uma rede de cooperação focada na discussão, proposição de soluções inovadoras e incubação de novos projetos na área de patrimônio material e imaterial para todo o estado.

O projeto é de realização contínua, com uma programação anual e de abrangência em todo o estado da Bahia. Serão trabalhados públicos diversos, como moradores, comerciantes, universidades, escolas públicas e particulares, poder público, iniciativa privada, trade turístico, turistas, visitantes e comunidade em geral.

Através do presente projeto, busca-se lançar luz sobre a importância do conhecimento, apropriação, valorização, preservação e fomento do patrimônio histórico, artístico e cultural do estado da Bahia, fortalecendo, nas comunidades e nos indivíduos, os sentimentos de identidade, autoestima, pertencimento e cidadania.

A educação patrimonial é um instrumento essencial para que uma sociedade possa conhecer a si própria e ao ambiente que a envolve, levando os indivíduos a um processo ativo de aprendizado, apropriação e valorização de sua herança cultural, tornando-os capazes de usufruir de forma mais proveitosa destes bens  e proporcionando a produção de novos conhecimentos, em um processo contínuo de criação cultural.

A importância da educação patrimonial

O patrimônio não é estanque; ele é dinâmico e serve como fonte de pesquisa, conhecimento, aprendizado e até mesmo geração de renda.

Desta forma, é fundamental, para um estado como a Bahia e uma cidade como Salvador, possuidores de um dos maiores patrimônios culturais do mundo, ter um projeto que destaque a importância do papel do patrimônio na sociedade atual.

O projeto Patrimônio Bahia propõe justamente este novo olhar sobre a relação da sociedade com os seus bens culturais e seus desafios no contexto das cidades, nos dias de hoje.

Discutir, aprender, se apropriar, analisar e propor novas soluções para preservar, gerir e dinamizar o patrimônio em todas as suas instâncias é o principal foco do presente projeto.

Desta forma, acreditamos ser possível fomentar sentimentos de identidade e cidadania, estabelecendo diálogos permanentes entre as comunidades e os responsáveis pelos cuidados com o patrimônio, contribuindo, assim, com a troca de conhecimento e a formação de parcerias para proteção e valorização do patrimônio.

Portanto, entendemos que o presente projeto torna-se de fundamental importância, não só para a preservação do patrimônio já existente, mas também para o pensar e atuar no que será legado às próximas gerações, num processo constante de criação cultural.

O impacto da dinamização do patrimônio vai ainda além e pode contribuir com questões fundamentais nos dias de hoje, como o incentivo à ocupação dos espaços públicos em contrapartida à privatização da vida social e o crescimento da violência urbana e os medos sociais.

Não se pode ignorar, ainda, a contribuição do patrimônio para o turismo e a economia local, na medida em que os bens culturais são parte fundamental da atividade turística, em que turistas e visitantes nacionais e estrangeiros viajam interessados em conhecer e vivenciar a identidade cultural de cada local.

Conhecer de forma crítica e se apropriar de forma consciente das riquezas culturais é fundamental para o fortalecimento dos sentimentos de identidade, autoestima, pertencimento e cidadania.